A Revista Juscontemporânea  é um periódico acadêmico-científico e objetiva apresentar artigos, resenhas, entrevistas, dentre outros trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Pretende-se valorizar a pesquisa, produção e disseminação do conhecimento sbore Direito e ciências afins, abordando principalmente questões contemporâneas atuais, tanto da teoria quanto da prática jurídica.

Tem caráter interdisciplinar, no formato de publicação em fluxo contínuo com periodicidade anual (a partir de setembro de 2021), buscando o diálogo do Direito com as demais disciplinas humanas, especialmente a Sociologia, Ciência Política, Administração Pública, Psicologia e Relações Interacionais.

Público-alvo

a) corpo docente e discente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e áreas afins;

b) advogados e estudantes de Direito;

c) magistrados e servidores do Judiciário Brasileiro;

d) comunidade jurídico-científica em geral.

Foco e escopo:

A Revista Juscontemporânea propõe-se a ser um espaço voltado para o diálogo entre a reflexão e a aplicação do Direito. Nesse sentido, considerando a multiplicidade de enfoques e abordagens a respeito das questões apresentadas aos pesquisadores e operadores do Direito, é privilegiada a abordagem do objeto jurídico como elemento de interesse investigativo complexo.

Tanto a pesquisa acadêmica - quer em suas vertentes dogmática ou empírica - quanto a atividade profissional do juiz permitem leituras diversas, mas complementares, do universo jurídico. Ao disseminar tendências e perspectivas atuais e interdisciplinares do Direito, esta publicação contempla especialmente o resultado de pesquisas acadêmicas sobre o fenômeno jurídico, teórico e/ou prático,  em diálogo com questões sociais. Essa multiplicidade de abordagens teórico-metodológicas está aberta a reflexões de variadas gamas - como, por exemplo, o uso do Direito pelo juiz e pelo cidadão; a explicitação de relações com a sociedade civil a partir do debate contemporâneo sobre democracia e cidadania; e a reflexão crítica sobre suas práticas e discursos. 

Buscamos adequar a publicação aos requisitos do Programa Qualis, do CNPq, que avalia as publicações acadêmicas de todo o país.

Política de Privacidade:

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação. Não serão fornecidos para outras finalidades ou a terceiros.